Tudo que você precisa saber sobre construção civil.

O mercado de construção civil vem conquistando maior espaço nos últimos anos no Brasil devido aos grandes eventos que o país esteve sediando. Um dos principais entraves do setor é a falta de mão de obra quallificada para atender as diversas obras de expansão, que estão ocorrendo em diferentes localidades. Este fator é atribuído a quantidade de obras que vêm sendo realizadas, interferindo na oferta de profissionais.

O planejamento é a fase inicial de qualquer projeto de construção civil e, atualmente, estão sendo aplicados métodos e padrões de estudos que o tornem mais eficaz e que visem a facilidade da produção do projeto. Esta metodologia assegura que os resultados do projeto apresentem maior sucesso ou ainda um controle sobre todo o planejamento, favorecendo principalmente o andamento da obra.

Etapas de um projeto

Durante a criação de um projeto, é necessário evidenciar os objetivos, as expectativas da obra e principalmente definir o orçamento e a equipe, além de observar como este planejamento será feito, já que cada projeto requer estudo profissional, considerando os empecilhos que podem surgir durante as obras.

Dentre os empecilhos mais comuns estão as ações climáticas, dificuldades encontradas no terreno – que podem apresentar superfície acidentada e com variações de tipos de solo e a informalidade da mão de obra, que se tornou um problema constante.

Durante o estudo do projeto, diversas soluções e alternativas do processo de construção devem ser apresentados. Estas soluções devem ser avaliadas para o resultado final do projeto, já que visam favorecer o andamento e principalmente a qualidade da obra, dando início a programação esperada para a realização do projeto.

Outra etapa importante do projeto são os licenciamentos da obra, que envolvem diversas liberações e permissões, além de documentos que devem ser elaborados envolvendo pesquisas técnicas, mapas de medição e os custos do orçamento do projeto.

Visita ao canteiro de obras

A sustentabilidade tem sido um critério para os canteiros de obras, já que é sabido que uma obra gera resíduos de quantidade elevada, prejudicando o ambiente. Sendo assim, muitos clientes vêm optando por empresas que apresentem novas soluções de redução de impacto ao meio ambiente e principalmente a redução de desperdício de inúmeros materiais utilizados durante as obras.

Durante a visitação ao canteiro de obras, é necessário estar atento a estes critérios, devendo então manter o padrão de sustentabilidade exigido pela empresa ou ainda pelo cliente, e garantindo que as etapas da obra acompanhem o planejamento sustentável para cada etapa que segue. Apesar de ser impossível prever a quantidade de resíduos que será gerado, durante o planejamento é ideal considerar as formas mais eficazes de aproveitamento do material e o descarte ecológico.

O impacto social que o setor de construção civil proporciona tem como foco principalmente criar novas e melhores condições para os locais, podendo contribuir com a economia e ainda com a qualidade de vida.

Para avaliar estes critérios ecológicos durante a visitação ao canteiro de obras, é ideal que o profissional já possua em seu relatório os itens que devem ser observados, bastando então obter as informações com frequência, garantindo a atualização das informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *